Projeto
Eu, minha família e a escola.
1. Dados de identificação
1.1. Escola: Escola Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente
1.2. Série: Pré-escolar
1.3. Turma: Pré - escola A e Pré - escola B
1.4. Turno: Manhã (Pré-escola A) e Tarde (Pré-escola B)
1.5. Professoras: Alice de Fátima Vieira e Marlene Mattos
1.6. Período de execução: 4 meses
1.7. Ano: 2007
1.8. Tema: Eu, minha família e a escola.
2. Justificativa
Pela necessidade e importância de orientar as atividades realizadas na educação infantil, na etapa de cinco a seis anos, através do conhecimento do cotidiano cultural a que a criança está inserida, e das suas relações sociais, possibilitando desta forma, a construção e reconhecimento de sua identidade pessoal e social, de seu gênero, penetrando em seu eu individual, familiar e escolar, promovendo a autonomia e a edificação da auto-estima, justifica-se o presente projeto.
3. Objetivos
3.1. Objetivo Geral
Promover e construir com a criança o conhecimento de sua identidade pessoal, de suas relações sociais no âmbito familiar e escolar, possibilitando a edificação de sua autonomia e auto-estima através da valorização do seu cotidiano cultural, da cultura em si a que pertence, e que a faz produzir significados.
3.2. Objetivos Específicos
- Possibilitar à criança o conhecimento de sua própria história individual e social;
- Possibilitar à criança a construção da sua identidade pessoal e social;
- Promover conhecimento acerca da história do nome da criança;
- Promover através do projeto um elo de compromisso entre os educandos, a família e a escola;
- Valorizar a história de vida de cada criança e suas relações familiares, para que se sinta respeitada, amada e digna;
- Exercitar e cultivar a afetividade no meio familiar e escolar;
- Conhecer o nome e a história da escola que estuda;
- Conhecer todos os membros que trabalham na escola, bem como suas respectivas funções;
- Construir com a criança a compreensão de que é um ser social e por isso sofre influências dos demais indivíduos e, por sua vez, suas ações também interferem na vida e nas opções dos outros que fazem parte de suas relações;
- Estimular nas crianças valores de respeito a mesmas, e à coletividade, de cooperação e solidariedade, de participação e autonomia;
- Desenvolver o pensamento lógico-matemático;
- Possibilitar à criança um ensino-aprendizagem baseado na ludicidade e na sua integração-ação-intervenção direta com objeto de ensino.
4. Conteúdos
- Estudos Sociais
* Eu sou alguém: nome da criança; história da criança, história do nome; dados pessoais; idade; filiação; características físicas e psicológicas.
* Criança e a família: a criança como membro da família; componentes da família e parentescos; nome dos elementos; diversos modelos e costumes familiares; formas de lazer; atividades de trabalhos; local e tipo de moradias.
* A criança e a escola: nome da escola; nome da diretora; nome da professora; nome dos colegas; nome dos funcionários e suas funções; espaço físico; dependências; caminho até a escola; distância; meio de transporte; companhia.
* A criança e o contexto social mais amplo: o trabalho como forma de transformação da sociedade; diferentes profissões; meios de transporte e de comunicação.
- Português
* Linguagem oral: ampliação do vocabulário; descrição de pessoas; cenas; objetos e situações.
* Interação através da linguagem: conhecimentos de diversas modalidades de linguagens, histórias, poesias, músicas, rodas cantadas, atividades lúdicas.
* Grafismo e linguagem escrita
* Expressões plásticas
* Expressões sonoras e corporais: ritmo, canções, rodas cantadas, motricidade ampla e fina; relato de experiências; desenhos de histórias, pessoas e objetos; produção livre de desenhos e escrita, produção de cartazes e pasta com os trabalhos e realizados; alfabeto; exploração de diferentes materiais como massa de modelar, tinta, giz, massa de biscuí, papéis diversos; recoste; modelagem; reconhecer e explorar ritmos, canções, palmas e batidas de pés.
-Ciências
*Cidadania: ética; valorização da vida; auto-estima; participação; responsabilidade.
* Corpo Humano: os sentidos; alimentação; higiene pessoal e ambiental.
* Segurança do Lar: limpeza da escola; limpeza da sala de aula; limpeza do lar; limpeza do material escolar.
- Matemática
* Classes: correlação entre classes de igualdade e diferenças.
* Tempo: idade.
* Peso: numeração de 0 a 10.
- Área Psicomotora
* Esquema Corporal: Conhecimento de todas as partes do corpo; expressão corporal e facial; ritmo.
* Motricidade Ampla: lúdico; criatividade; andar; pular; correr; saltar; trepar.
* Movimentos livres: imaginação e fantasia.
* Motricidade fina, Coordenação Visomotora, Manual Digital com e sem Limites: colagem; pintura; traçado; desenhos.
5. Metodologia
5.1. Problematização
Será iniciado um diálogo com as crianças acerca de quem elas são, isto é, como é o nome, se sabem porque foi escolhido tal nome, quem o escolheu, onde moram, com quem moram, do que gostam, dos que não gostam. Depois, será pedido que façam seu auto-retrato, que desenhem a si mesmas com suas características físicas, também, algo que gostam de fazer ou brincar.
5.2. Desenvolvimento
- História do nascimento;
- História do nome;
- Conhecimento das letras do nome;
- Desenho/ mapa do nome;
- Conhecimento das características físicas do corpo: trabalho coma girafa medidora, peso, idade, cor da pele, dos olhos, dos cabelos, preferências pessoais em relação à brincadeiras, á alimentação, ao vestuário, hábitos pessoais de higiene, como eu cuido da minha família, dos meus colegas, das pessoas que gosto, sexo (gênero); diferenças entre os gêneros;
- Falar sobre características de personalidade;
- Como é o nome dos meus colegas;
- Confecção das letras do nome com massa de pão (depois assar e montar o nome procurando as letras misturadas em um recipiente);
- Confraternização das letras com todos da escola;
- Bingo das letras e do nome;
- Música: Meu nome é;
- Música: Bom Dia Coleguinha, como vai?
- Confecção da identidade infantil;
- Pesquisa com os pais e familiares;
- Identificação dos membros da família;
- Pesquisa sobre o trabalho que os membros da família exercem;
- Cartaz com fotos: Quando eu nasci, eu era assim... Agora eu sou assim!
- Árvore genealógica (até os avós maternos e paternos);
- Como é a casa onde eu moro.
- Como é o lugar onde resido.
- Mapa do caminho que percorro até chegar a escola;
- Poesia: As casas;
- O número do meu telefone;
- Conhecimento da escola onde estudo: História, nome, espaço físico, endereço, professores, diretora, funcionárias;
- O que eu faço na escola;
- Pintura a dedo;
- Direitos e deveres na escola;
- Entrevista com a diretora e funcionárias;
- Quais as séries que funcionam na escola?
- Quantos alunos há na escola?
- O cuidado que devo ter com o espaço público que é a escola;
- Estudo dos meios de comunicação e meios de transporte.
6. Síntese
- O fechamento será através de um diálogo sobre a impressão que os educandos tiveram sobre as atividades realizadas no período de vigência do projeto, bem como uma avaliação geral nos aspectos de envolvimento, participação, validade e aprendizado de todos em relação às atividades do projeto;
- Reflexão: Somos um todo complexo, belo e em relação permanente com todos; desta forma construímos significados e edificamos nossa identidade pessoal e social;
- Apresentação para todos os alunos do turno da manhã, para a diretora, professoras e funcionárias, todas as atividades do projeto, os trabalhos realizados por todos os educandos da pré-escola, e apresentação das maquetes do projeto.
7. Recursos
- folhas de ofício;
- lápis;
-lápis de cor;
- canetinha;
-giz de cera;
-cola;
- tesoura;
- receita de pão;
- folhas xerocadas e mimeografadas;
-isopor;
- massa de modelar;
- tinta;
- palitos;
-serragem;
-pedras;
-girafa medidora;
-balança;
-trena;
- rádio;
- CD.
8. Avaliação
A avaliação será exposta no projeto depois do término do mesmo, e será realizada juntamente com todos os membros que dele fizeram parte e o construíram.
Os critérios da avaliação serão os seguintes, sendo permitida a flexibilização dos mesmos:
a. Envolvimento e participação dos educandos nas atividades do projeto;
b. Validade e resultados qualitativos e quantitativos do projeto;
c. Alcance ou não dos objetivos propostos;
d. Validade da metodologia utilizada;
e. Acréscimos e críticas em relação ao processo de desenvolvimento do projeto.
9. Bibliografia
ARAÚJO, Neire de Souza; CARRILHO, Jane Emirene Dias. Uni-Duni-Tê- prazer em aprender (3º período). S.L: CEDIC.
VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Alfabetização divertida. [S. L.: s. n.]. v. 1.
GIOVANNONI, Natalice de Jesus Rodrigues (Coor.); GEBRAN, Viviane Crespo; DALL’IGNA, Mariliz Araújo. A Nova Pré- Escola. 2. ed. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2005. v. 1, 2 e 3.
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